MIUCCA PRADA - Estilista da Prada e Miu Miu

Formada em Ciências Políticas e ex-militante do Partido Comunista Italiano, Miuccia Prada está hoje na ponta da lança da moda. O que ela faz vira tendência. Na última temporada de Milão, como editoras de moda usavam faixas no cabelo, como uma modelo russa Sasha na campanha da marca anterior. Os modelos escolhidos pela estilista sempre despontam, como as brasileiras Liliane Ferrarezi, Raquel Zimmermam e Lucas Mascarini. Anna Wintour, editora da "Vogue América", chegou a dizer que era um estilista a única razão para alguém ir à temporada de Milão.

A história da marca vem de longe. Mario Prada fundou uma grife de couro em 1913. O forte eram os artigos de luxo. Quando Miuccia, sua sobrinha, Assumiu a criação, em 1978, uma empresa já perderá muito do seu brilho. Ela lançou, então, uma linha de bolsas pretas em nylon, que foi usada por modelos como Jerry Hall e Marie Helvin e chamou a atenção para uma grife. "Uma bolsa ou um sapato são boas maneiras de se identificar estilisticamente, sem ter que se estressar com o look inteiro", afirmou um estilista.

Foi, porém, em 1989, com sua primeira coleção prêt-à-porter, que Miuccia deu provas de que mudaria o negócio da família. O público, acostumado com uma sensualidade em "forma de roupa", se surpreendeu com as linhas retas eo tom intelectual da coleção. A crítica Comparou Prada à Gucci: enquanto a garota Gucci está tomando tequila no fundo de um nightclub vestindo minisaia e top, a garota Prada está num café lendo Proust.

Em 1992, Miuccia lançou um Miu Miu, marca com preços mais em conta. Na retaguarda da empresa está Patrizio Bertelli, marido de Miuccia e responsável pela administração do grupo Prada, hoje proprietário também das marcas Helmut Lang e Jil Sander.

Além da moda, o grupo revoluciona na arquitetura, com seus projetos de lojas ASSINADOS por importantes arquitetos contemporâneos como o holandês Rem Koolhaass, que fez uma filial de Nova York.

Nome Miuccia Prada
Idade 56
Nacionalidade Italiana
Marcas Prada e Miu Miu
Onde desfila Milão
Estilo Roupas sem muita ostentação, com cortes retos e rigor sem acabamento
Virada na carreira A primeira coleção prêt-à-porter, em 1989

Viu?? "Uma bolsa ou um sapato são boas maneiras de se identificar estilisticamente, sem ter que se estressar com o look inteiro" - Miucca Prada